sexta-feira, 29 de julho de 2011

Os cavalos!...



Não podemos tratar o cavalo como uma mascote tão comum como o cão ou o gato, por seu tamanho, pelos seus cuidados especiais necessários, etc. O papel que ele desempenha como animal de companhia é de importância vital.
Os mecanismos que controlam as emoções do cavalo são similares à dos humanos. A sua inteligência já provada, eles são capazes de sentir emoções tão humanos como o medo, daí a sua reacção em possíveis perigos e ataques. Não é um animal agressivo, por isso é que prefere fugir do que enfrentar ataques.
Os cavalos têm uma certa sensibilidade. O ambiente e a atmosfera onde eles se movem afecta-lhes, e são especialmente sensíveis para com a pessoa que trata deles.
O cavalo tem um carácter sociável, e por isso necessita de comunicar com os outros membros da manada. É o mesmo sentimento que sentimos quando estamos rodeados de pessoas que nos quer e que nos apoia, o sentimento de segurança tão necessário para este animal. Eles têm a capacidade de transmitir emoções e podem estabelecer uma hierarquia dentro da sua manada sem violência.
A linguagem corporal pode ser muito ampla. Tanto o seu focinho como o seu corpo podem indicar o seu carácter, o seu estado de ânimo e o seu comportamento, que por sua vez é o básico para uma boa comunicação entre o amo e a mascote.

4 comentários:

  1. O corpo humano é a carruagem, eu, o homem que a conduz, os pensamentos as rédeas, os sentimentos são os cavalos.
    Platão

    ResponderExcluir
  2. É um dos meus animais preferidos.
    Mt bem analisado este comportamento.
    Beijo.
    isa.

    ResponderExcluir
  3. Por isso é que digo: Nunca tire o cavalo da chuva ele pode se molhar. Entende? Metáfora para dizer o meu encanto. Bj

    ResponderExcluir
  4. Ta tudo aqui bem expresso.
    Outrora os animais foram capturados e postos em cativeiro. Hoje o Homem está comprometido e cumprir com o tratamento de todos eles.
    Excelente tema.
    Bj.

    ResponderExcluir